Publicidade




PORTAL SEM FRONTEIRAS

Eleitores de quatro cidades da PB vão votar em urnas biométricas

Somados, os quatro municípios têm pouco mais de 71 mil eleitores iometria é um sistema que tem o objetivo de evitar fraudes nas eleições.


TRE-PR estipula novo prazo recadastramento de eleitores em Curitiba (Foto: Reprodução RPC TV) 
Sistema reconhece eleitor através da impressão
digital
Quatro cidades da Paraíba vão utilizar urnas biométricas nas eleições municipais desse ano. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, a tecnologia vai estar presente em Cabedelo, Pedras de Fogo, Santana dos Garrotes e Piancó. Somadas, as quatro cidades têm pouco mais de 71 mil eleitores.

O número de cidades que fizeram o cadastramento biométrico para as eleições desse duplicou em relação ao pleito de 2010. Na votação passada, apenas Cabedelo e Pedras de Fogo utilizaram o sistema. Apesar desse aumento, o TRE ainda considera pequeno o número de eleitores que vão votar biometricamente. “Nós temos mais de 2.800 milhões de eleitores e essas cidades representam menos de 3%”, disse a secretária de Tecnologia da Informação do TRE, Luciana Norat.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg29rzb8I649gWAiGz6lCkR4Y1Rove9dAg21JNRoojO8omQKG-WGXnZlURpnGpUMGfen-eT4auSZ1RJp-9RUGxM-FqJsmMcvhUMMwp8K_JEz3moxQiSorEnO1d5ZLfdSF2VqlOXwDKS8TU/s1600/urna+biometrica.JPG
Segundo Luciana Norat, havia um planejamento para que Campina Grande e cidades da região fossem incluídas na biometria nas eleições desse ano, mas ocorreu um problema na aquisição dos quites biométricos e em função disso os planos foram modificados. Ela explicou que o recadastramento dos eleitores de Santana dos Garrotes e Piancó foi feito entre janeiro e março.

A biometria é um sistema que tem o objetivo de evitar fraudes nas eleições. O eleitor tem a identidade confirmada a partir de um leitor de impressões digitais que é acoplado à urna eletrônica.

Postar um comentário

0 Comentários