Emocionada, ela relata momentos de tensão que passou. Busca foi realizada por força-tarefa formada por funcionários da companhia aérea, policiais federais e uma empresa com um cão.
Valquíria Lopes, de 34 anos, dona do vira-lata Beethoven, de quase 10 anos, passou por momentos de tensão na quarta-feira (19). De mudança de Cuiabá (MT) para Florianópolis (SC), ela passou pelo aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, para fazer uma conexão para outro avião quando o animal desapareceu.
A tutora contou ao g1 que, ao descer do avião, foi se alimentar e ouviu seu nome nos alto-falantes do aeroporto. Ao chegar ao guichê da Latam, ela foi informada que o cachorro havia fugido.
Beethoven, escapou de uma caixa de transporte e cruzou o pátio do aeroporto, o que provocou a interrupção momentânea das operações. O cachorro ficou desaparecido por cerca de nove horas.
“Eu achei por algum momento que não ia mais encontrá-lo”, disse Valquíria.
Segundo a Infraero, a pista do aeroporto ficou interditada entre as 13h37 e as 13h43, o que causou atrasos nos pousos de dois voos, sendo um por 25 min e outro por 27 min.
"Não sei como ele deu esse ‘olé’ em todo mundo’’, afirmou. Valquíria disse que a empresa havia negado várias vezes o pedido de transporte do pet sem nenhuma explicação, mas posteriormente liberou, e a passageira cumpriu todos os procedimentos exigidos.
Força-tarefa
Segundo ela, a supervisão da Latam foi acionada após o incidente, e funcionários da companhia começaram a procurar o animal pelo Aeroporto de Congonhas. A passageira chegou a ir até a unidade da Polícia Federal e pedir acesso às câmeras.
‘’Eu já estava achando que ele tinha morrido, que tiraram ele da casinha, estava pensando um monte de coisas’’, disse.
Nas análises das câmeras, um policial fez um compilado das informações encontradas quando conseguiram achar o momento em que um funcionário do pátio pega a caixa de transporte do animal e a coloca no chão.
"Ele [funcionário] não olhou, nem sequer para ver o animal. [O cão] puxou o ferrinho [que trava a caixa] e atravessou a pista igual uma bala.”
Valquíria disse que Beethoven pulou um muro de cerca de três metros e atravessou ruas movimentadas de São Paulo.
A Latam contratou uma empresa com um cão farejador para procurar o animal e, segundo a tutora, alguns funcionários da companhia aérea auxiliaram na busca com os próprios veículos.
“Eu não viajo nunca mais com meu cachorro assim”, afirmou.
Segundo Valquíria, na porta de uma barbearia, o animal encontrou potes com água e comida e parou por ali. Como as informações sobre o desaparecimento do cachorro havia viralizado no entorno do aeroporto, o dono do estabelecimento sabia do caso e imaginou que fosse Beethoven e, com uma guia, segurou o pet até a chegada da tutora.
Depois de um recomeço feliz, os funcionários da Latam informaram que a dupla teria todo o respaldo para a ida a Florianópolis e que ela passaria a noite em São Paulo após os transtornos, que demoraram o dia inteiro.
Ida para Santa Catarina
Na tarde desta quinta-feira (20), Valquíria e Beethoven chegaram em sua nova casa. Desta vez, o cachorro teve tratamento preferencial e foi ao lado da tutora, em um assento só dele.
Valquíria contou que ele virou uma "celebridade" dentro do avião e todos que entravam tiravam fotos. A dona do animal afirma ter ficado grata com o tratamento recebido após o ocorrido.
O que diz a Latam
Procurada, a Latam informou, em nota, que “o pet foi encontrado na mesma noite de quarta-feira (19/10). Para encontrar o cachorrinho, que fugiu durante o desembarque do voo LA3029 (Cuiabá-São Paulo/Congonhas), a companhia contratou equipe especialista que realizou as buscas no entorno do aeroporto da capital paulista. A LATAM também esteve em contato com a dona do pet, que participou das buscas, prestando a ela toda a assistência necessária”.
0 Comentários